sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dicas de amamentação para mamães de primeira viagem.

O aleitamento materno é de extrema importância, e isso todo mundo já sabe, mas algumas dificuldades geradas durante este processo podem criar problemas difíceis para mães inexperientes.
Muitas mulheres pensam até em desistir por motivos emocionais ou desânimo com a demora do bebê para se adaptar ao peito. A orientação mais importante é que se tenha persistência, pois no segundo mês a mamãe nem vai mais lembrar que transtornos existiram. E depois de alguns anos, certamente ela sentirá saudade do tempo em que amamentava.


Busque uma preparação.
Correr atrás de informações é a melhor forma de se preparar para os desafios. Artifícios para tornar os mamilos mais resistentes só devem ser feitos quando indicados pelo obstetra, pois cada mulher responde de uma forma diferente aos procedimentos. 


Crie suas regras.
Existem alguns passos que você pode seguir para alimentar seu filho com mais tranquilidade, mas não dá para fazer tudo que ouviu ou leu sobre o assunto. Certos detalhes, como a melhor posição, horário ou local, você só descobrirá na prática e em alguns casos só funcionarão com você e seu bebê.

Escolha um local tranquilo para amamentar.
Nos primeiros 15 dias, procure ficar sozinha com o bebê, para não distraí-lo. Estudos comprovaram que o alto índice de adrenalina, resultado de grande movimentação, pode inibir a produção de leite. E sempre que possível prefira amamentar seu filho em locais iluminados, para que ele fique alerta e focado no que está fazendo.

Cuide dos seios.
Embora a produção de hormônios torne os bicos mais resistentes, sempre há riscos de fissuras. Não existe método milagroso para curar isso. Para ajudar, evite lavar os mamilos imediatamente antes ou depois das mamadas. Como o leite tem efeito bactericida e hidratante, passe um pouco nos bicos após o aleitamento. Procure trocar o sutiã quando estiver molhado e só lave a região com água, sem passar nenhum produto. Uma opção, se racharem, é usar um bico de silicone nos mamilos. 


(Fonte: revistacrescer.globo.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário